domingo, 13 de dezembro de 2009

Flor de Lótus - Florais Alquímicos Joel Aleixo


Flor de Lótus - Reorganiza o caos interior nos momentos profundos de iniciação, despertando a consciência da necessidade de nos conhecermos, de explorarmos nossos limites e de respondermos com dignidade por todas as nossas ações anteriores.


"As pétalas da Flor de Lótus abrem para o sol como a nossa alma abre-se para a Energia Divina"


www.joelaleixo.com

Busca de terapeuta
Nadir Paes

" O sol dorminhoco, lentamente acordando. Pássaros em revoadas em coro cantando. Abelhas agitadas, rodeando estranho capricho da mãe natureza. Emerge imaculada da água escura e lodosa, botões orvalhados. Agora encantados, comemorando a aurora. Pétala por pétala lentamente se abrindo, desabrochando, perfumando, colorindo. Flor de Lótus...Flor de Lis. Beleza efêmera, fugaz que fascina. Símbolo de pureza."

Imagem: Internet






quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sistema de Florais Alquímicos Joel Aleixo


Florais Alquímicos Joel Aleixo - Abutilom - Combate a estafa mental, fortalecendo o cérebro e ativando o fluxo de energia em todas as glândulas do interior da cabeça. Proporciona apoio nos momentos em que lidamos com projetos desgastantes e que não podem ser interrompidos.

www.joelaleixo.com

Busca de Terapeuta - Nadir Paes


“Em todas as épocas da história a hora que se apresentou actual foi de indecisão e de escolha; em todas elas, para que alguma obra surgisse, foi necessário um projecto; o projecto parte do presente, só pode existir mesmo no presente, mas é uma condição de futuro; simplesmente, para que ele se realize, para que depois nele se baseiem outras organizações de ideias, é necessário um acto de vontade”. Agostinho da Silva

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sistema de Florais Alquímicos Joel Aleixo


Florais Joel Aleixo - Alecrim - Ativa o perdão, o vínculo com a vida pelo coração e auxilia a luta contra depressão. Potencializa a vontade de viver, ajudando-nos a nos relacionar melhor com o mundo que nos cerca.

www.joelaleixo.com

Busca de Terapeuta
Nadir Paes

Fonte da imagem: Internet

Poema de Isabel Gouveia - CULPABILIDADE

O que é o perdão?

Vivi na esperança
de o ter entre os dedos.
Quem diz que o alcança
só vive de enredos...

Fiz mal? Mas a quem?
Que venham contar-me
as mágoas geradas
por meu vil desdém
e as feridas mostrar-me
na carne rasgadas.

Fiz mal? Mas a quem?
Fui pedra lançada
no vosso caminho?
Barrei-vos a estrada
com traves de pinho?

Só sei que

há vozes gritando
a culpa que sinto
pesar-me na alma,
há ecos cavando
a dor que pressinto
em noites de calma...

Só sei que
suspensos enredos
da minha agonia,
urdida ao serão
em grande segredo,
tornaram vazia
a minha intuição.

Fiz mal? Sim ou não?
Onde e quando?
Dizei-mo, dizei-mo!

Eu sou como a rocha
virada prò norte,
que acolhe a rajada
em concha bem forte
e a atira prò nada...

Fiz mal? Sim ou não?
Até os duendes,
escondidos e aduncos,
me negam razão.

O que é que vós tendes?
Tremeis como os juncos
nas bordas do rio.
Escondeis-vos de mim,
do meu poderio?

Do meu poderio!
Ah! Ah! Ah!
Tesouros saídos
de cofre guardado
em cave nojenta,
demónios roídos
de querer aturado
em bolsa sangrenta?

Fiz mal? Mas a quem?
Àqueles que ainda
não viram a luz
das coisas imundas?
De ideias fecundas
fiz braços em cruz?

A treva gerada
em dúvida vã
que cobre a minha alma
andou apressada;
a todos levou
a ânsia e a calma
em Deus embarcou?

Fiz mal? Como e onde?
E quando? E quando?

Isabel Gouveia

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sistema de Florais Alquímicos Joel Aleixo


“Os Florais Joel Aleixo são os únicos do mundo a usar os princípios da Alquimia para extrair, artesanalmente, a essência das flores. Nossa contínua pesquisa relacionando Florais e Alquimia gerou um sistema que dá provas diárias de sua eficácia em lidar com uma variedade imensa de problemas psíquicos e físicos que têm sua origem no simples desajuste nos nossos fluxos de energia vital.

Todos os produtos Joel Aleixo são produzidos artesanalmente de acordo com os princípios da Alquimia. O plantio das flores é feito em canteiros na forma de mandalas e as flores são colhidas de acordo com a lunação. Após a colheita, a planta é colocada em um barril de carvalho com álcool de cereais. Ali ela permanece durante 28 dias, ou seja, um ciclo lunar completo. A partir dessa etapa, cada floral é criado de acordo com fórmulas e procedimentos específicos da Alquimia.

As técnicas alquímicas usadas nas plantas extraem delas a energia viva que não atua apenas sobre os sintomas dos desequilíbrios, mas na origem deles. Os florais do Sistema Joel Aleixo despertam as potencialidades do usuário e o fortalecem para que ele possa lidar com o que provoca sofrimento. Dessa forma, as essências ajudam as pessoas a reencontrar bem-estar, equilíbrio e conforto diante de uma variedade de problemas físicos e emocionais.”

Conheçam de forma mais detalhada o Universo dos Florais Alquímicos de Joel Aleixo, visitem o site:

www.joelaleixo.com


Busca terapeuta - Nadir Paes

domingo, 4 de outubro de 2009

Sistema de Florais Alquímicos Joel Aleixo



Alquimia das flores - Revista Bons Fluídos

Que tal transformar a experiência de vida das plantas da mata Atlântica, do cerrado e da Amazônia em essências restauradoras da saúde e do bem-estar? Conheça os florais brasileiros, criados pelo pesquisador Joel Aleixo, e descubra como a força das flores pode ajudá-la a viver melhor.

Texto • Giuliana Capello Foto • Rogério Voltan
Reportagem fotográfica • Claudia A. Pereira
Assistente de produção • Henrique Morais

Link da Revista Bons Fluídos:
http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0123/06/01.shtml

domingo, 9 de agosto de 2009

HOMENAGEM A TODOS OS PAIS E AO NOSSO PAI CRIADOR

PRECE DE CÁRITAS

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai força àquele que passa pela provação, dai luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!

Deus, Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!

Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que Vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte a paz, a esperança e a fé.

Deus, um raio de luz, uma centelha do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder!, oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.

Deus, dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem.

Assim seja!
Fonte: Preces Espíritas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A VOZ DE DEUS


Escuta sempre a voz do coração,
nela está guardada a sabedoria
que não se aprende na escola
em uma única lição.

Agradeça a Deus pelos momentos vividos
sejam de amor ou de dor, ao fim de cada dia.
Avalia assim a tua metodologia, para evoluir com Ele,
na missão que o espera, ao raiar do novo dia.

Aprenda com o coração a descobrir e assumir verdades,
que para não te magoar, talvez não queiram mostrá-las a ti,
as pessoas de tua amizade.

Nem toda a verdade nos será dita,
mas quando ditas com o coração, serão benditas.

Amplia assim, teus novos horizontes,
nas lições que a vida dite ao coração.
Deus auxilia e protege àqueles
que procuram viver no amor e verdade,
com justiça, compaixão e caridade.



Maria de Fatima Delfina de Moraes

Imagem da internet




segunda-feira, 29 de junho de 2009

Festas Juninas - São João, História e Oração!

Nas festas juninas brasileiras, são João é o santo mais festejado, no entanto sua história talvez não seja muito conhecida. Antônio é o famoso casamenteiro, Pedro, o apóstolo de Jesus e guardião da chave do céu, e João? Quem foi o santo que, nas bandeiras dos mastros, é sempre representado ainda jovem, segurando o carneirinho?

João Batista é um personagem importante da Bíblia. O Novo Testamento descreve as pregações e os batismos que ele realizava a margem do rio Jordão, em Israel, e que atraíam inúmeros fiéis. Um dos batizados foi o próprio Jesus Cristo.
João, o filho de Isabel e Zacarias era primo de Jesus e a ele coube a missão de anunciar a chegada do Messias. O seu primeiro encontro com Jesus aconteceu ainda quando Isabel estava grávida e Maria foi visitá-la. Logo que a Virgem saudou a prima, João estremeceu em seu ventre, denotando um gesto de reconhecimento de estar diante do Senhor.

O segundo encontro com Jesus ocorreu justamente quando o Messias procurou o primo para Ele próprio ser batizado. O gesto de humildade do Senhor marcou o início de sua vida pública.

“São João, acende a fogueira do meu coração.” A alusão ao fogo na letra dessa canção popular também tem origem na Bíblia. Segundo se conta Maria e Isabel, grávidas ao mesmo tempo, combinaram que a primeira a ter o bebê avisaria a outra, acendendo uma fogueira que pudesse ser avistada a distância no deserto da Judéia, onde viviam.

Isabel foi a primeira a acender o fogo, quando nasceu João. É por isso que hoje as fogueiras são parte fundamental dos festejos do dia 24 de junho, assim como os foguetórios e balões que, segundo a tradição, acordam o santo, que é muito dorminhoco, mas também extremamente festeiro.

A festa de São João é, além do Natal, a única comemoração de nascimento de um santo. Todas as demais festas são marcadas pela data da morte do santo, considerada a data que este entrou para a glória de Deus.
João, por sua importância na história do Messias, recebeu da Igreja a homenagem de ter seu nascimento também comemorado, tal qual Jesus Cristo. Seu martírio é celebrado em 29 de agosto.

“Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida pelo mesmo Jesus Cristo que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulheres nenhum maior que vós; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, degolado iniqüamente por ordem de um rei cruel e sensual, cujos desmandos e caprichos havíeis justamente denunciado.
Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Amém”.

Fonte da imagem: Internet



sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos Namorados -12 de Junho

Junho é o mês dos Namorados, mas também é o mês do Sagrado Coração de Jesus, e este simboliza o amor maior, o amor incondicional.
Esta semana senti vontade de falar do amor para celebrar o dia 12 de Junho – Dia dos Namorados. No entanto, não vou falar somente do amor entre o homem e a mulher; e sim de um amor maior, aquele amor que deve haver entre todas as pessoas.

“Amor é fogo que arde sem se ver.” e ” Amor é brando, é doce, e é piedoso.“ –Luís Vaz de Camões.

Amor é a expressão mais nobre dos sentimentos. Viver enamorado é viver entregue ao amor e a paixão pela vida! Antes de falar do amor, acho que devo dizer da ausência do amor e da falta que ele faz em nossa vida. Só assim poderemos entender melhor o verdadeiro sentido deste tão sublime sentimento.

Nós vivemos em um tempo onde a maioria das pessoas dá mais valor às superficialidades, faltando uma disponibilidade genuína para se comprometerem à entrega e a doação, a ponto de preencherem a vida com sentimentos de solidão.

Somos nós, os únicos responsáveis por esta sensação de solidão, embora insistamos em acreditar que é da outra pessoa ou é da relação com a outra pessoa. A sensação de “estado enamorado” e de felicidade, é um exercício pessoal de doação, interação, entrega e amor ao outro.

A busca é individual, e se cada um de nós fizer a nossa parte, investindo mais amor e cuidado nas nossas relações, os resultados chegarão mais rapidamente do que se continuarmos à espera de uma nova atitude da outra pessoa. Quando mudamos para melhor internamente, as coisas mudam externamente também; então a relação muda para melhor.

Quando decidimos que queremos viver de acordo com o que sentimos e acreditamos, encontramos barreiras, críticas; e estes obstáculos nos fazem abandonar este caminho, nos levando a acomodação ou a entrega de prazeres mais imediatos.

Na busca do grande e verdadeiro amor, tanto os homens, quanto as mulheres, estão mergulhados em conflitos enormes sobre o que desejam para si. Ao mesmo tempo em que querem estar com a outra pessoa, trocando intimidades, desfrutando a entrega e confiança; estão morrendo de medo de perder. Perder o quê? – A sensação de ser livre, de fazer o que quiser sem dar satisfação, ou sem ter que mudar os planos por conta do outro.

No fundo nós sempre soubemos que um relacionamento, seja ele qual for, requer entrega, cuidado, dedicação e compromisso para ser rico e duradouro. Pode ser com um amigo, com um projeto, com a família, com um par ou com um animal de estimação. Qualquer relação pede doação, cuidado, dedicação, atenção e maleabilidade. Eis a grande questão: Ser resiliente e ceder é difícil; mas ficar sózinho também é difícil.

A auto-percepção é um bom primeiro passo: observarmos aquilo que estamos dizendo, pensando ou fazendo. É a maneira mais eficiente de constatarmos o quanto nossas palavras estão desafinadas com o que carregamos no peito.

Nos relacionamentos tudo que realmente funciona é aquilo que condiz com a verdade e que pode ser constatado pelas atitudes de quem o faz e não somente pelas palavras.

O egoísmo, orgulho, a falta de diálogo e de coragem para dizer a verdade estão transformando as relações em negociações, onde sai ganhando quem negocia melhor. Isso é uma ilusão, pois ninguém ganha no final das contas.

Enquanto não compreendermos que não dá para se relacionar e ficar somente com a parte prazerosa da relação (porque nada é assim na vida!), continuaremos neste conflito e nesta angústia que tem levado milhões de pessoas a diagnósticos como: ansiedade generalizada, depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, entre outros.

O amor, a tolerância, a flexibilidade, a generosidade, e, sobretudo, o humor nos relacionamentos, é que podem nos salvar das nossas próprias armadilhas.

Enquanto acreditarmos que nossas escolhas devam satisfazer somente a nós mesmos, continuaremos morrendo de solidão, de tristeza e frustração. A felicidade precisa ser cultivada nas relações com outras pessoas. Não há felicidade no singular.

Ainda vou mais além: Nem eu, nem você, poderemos ser totalmente felizes enquanto milhares de pessoas morrem de fome no mundo, enquanto outros milhões se matam violentamente pelas ruas e enquanto a natureza continuar sendo covardemente destruída.

Amar é preocupar-se e sensibilizar-se com o problema alheio, mesmo que aparentemente nada tem a ver conosco. Amar é ter empatia e ser capaz decolocar-se no lugar do outro e sentir exatamente o que o outro está sentindo.
"Amar sem esperar ser amado e sem aguardar recompensa alguma. Amar sempre." Chico Xavier
Fonte da imagem: Internet

domingo, 19 de abril de 2009

Passeio a Reserva de Jureia - Peruibe - SP


Quero compartilhar este slide com imagens de um passeio ecológico que fiz no último final de semana do mês de março deste ano.

Sai de Peruíbe em direção ao litoral sul do Brasil para conhecer a Reserva Ecológica do Parque Juréia. Andamos uns 40 quilômetros Mata Atlântica adentro, em estradas estreitas e rodeadas de verde.

O passeio foi maravilhoso, eu fiquei encantada com tanta natureza à minha volta. Retornei para casa com o corpo cansado, mas com a alma revigorada com tanto verde e ar puro.

Espero que gostem!

domingo, 12 de abril de 2009

O HOMEM - JESUS CRISTO



“Um certo dia um homem esteve aqui
Tinha o olhar mais belo que já existiu
Tinha no cantar uma oração.
E no falar a mais linda canção que já se ouviu.

Sua voz falava só de amor
Todo gesto seu era de amor
E paz, Ele trazia no coração.

Ele pelos campos caminhou
Subiu as montanhas e falou do amor maior.
Fez a luz brilhar na escuridão
O sol nascer em cada coração que compreendeu

Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim.

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Eu sei que Ele um dia vai voltar
E nos mesmos campos procurar o que plantou.
E colher o que de bom nasceu
Chorar pela semente que morreu sem florescer.

Mas ainda há tempo de plantar
Fazer dentro de si a flor do bem crescer
Pra Lhe entregar
Quando Ele aqui chegar

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir.”

Roberto e Erasmo Carlos

Fonte do vídeo: Internet

sábado, 4 de abril de 2009

A filosofia e o Pensamento de Edward Bach


“As cinco verdades:

1) O homem tem uma Alma que é seu verdadeiro Eu: um Ser Divino, um Filho do Criador de todas as coisas, do qual o corpo, embora templo terreno dessa Alma, é apenas o menor dos reflexos; que nossa Alma, nossa Divindade, que reside em nós e ao nosso redor; estabelece nossas vidas para nós, da maneira que Ela deseja e, conforme permitamos, sempre nos guia, protege e encoraja ...

2) Nós, como nos conhecemos neste mundo, somos personalidades aqui colocadas com o propósito de obter todo o conhecimento e experiência que podem ser conseguidos através da existência terrestre, de desenvolver virtudes de que carecemos e de eliminar tudo que está errado dentro de nós, avançando assim em direção à perfeição de nossas naturezas.

3) A curta passagem por esta Terra, que conhecemos como vida, é apenas um momento no curso de nossa evolução, assim como um dia na escola está para uma vida, e embora no presente possamos apenas enxergar e compreender esse único dia, nossa intuição nos diz que nosso nascimento encontra-se infinitamente longe de nosso início e nossa morte infinitamente longe de nosso fim.

4) Enquanto nossas Almas estiverem em harmonia com nossas personalidades, tudo será alegria e paz, felicidade e saúde. O conflito surge quando nossas personalidades são desviadas do caminho estabelecido por nossas almas, seja por causa dos nossos desejos terrenos, seja pela persuasão de outras pessoas. Este conflito é a base da doença e da infelicidade.

5) A unidade de todas as coisas, ... o Criador de tudo é Amor e de que tudo aquilo de que temos consciência é, em seu número infinito de formas, uma manifestação do Amor, seja um planeta ou um seixo, uma estrela ou uma gota de orvalho, o homem ou a mais elementar forma de vida. ... Deste modo, qualquer ação contra nós mesmos ou contra alguma outra pessoa afeta o todo ... ”

Fonte da Imagem: Internet

terça-feira, 24 de março de 2009

A Idade de Ser Feliz - Mário Quintana

"Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encontrar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer. Fases douradas em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do
instante que passa." Mário Quintana

Este momento é para mim uma oportunidade de fazer uma grande reflexão e revisão de valores na minha vida. Já se passou meio século e hoje estou completando 51 anos de existência, e sei que ainda tenho muito que viver e muito mais para aprender nesta caminhada. Hoje muito mais do que pedir a proteção Divina para a minha vida, eu quero agradecer imensamente por ter nascido e por tantas bênçãos e dádivas.

Ao dirigir os meus olhos para trás aos anos que já passaram, eu posso relembrar muitos momentos já vividos, momentos alegres, momentos de dúvidas, momentos de conflitos, mas todos estes momentos foram importantes para fazer de mim o que sou hoje. Posso dizer que muitos obstáculos foram superados, muitas conquistas e também frustrações. Enquanto olho para dentro de mim, eu posso sentir alegria, pois estou certa que o verdadeiro motivo da minha caminhada nesta vida está bem claro, e também porque estou plenamente consciente do novo direcionamento que tenho a seguir. Ainda olhando internamente sinto que a minha motivação é genuína e forte para seguir a diante em busca destes objetivos.

Ao olhar para frente eu me transbordo de energia e entusiasmo para seguir o meu caminho e transformar os meus sonhos em realidade. Quantos projetos! Quantas coisas eu ainda tenho para realizar! Também dirijo o meu olhar para baixo, e me sinto feliz, pois tenho plena tranqüilidade que nunca humilhei ou maltratei quem quer que seja nesta minha jornada por aqui na terra. Agora com toda minha fé e força interior posso olhar para cima e pedir permissão e proteção a Deus para concretizar todos os meus sonhos. Quem não tem sonhos para transformar a si e este nosso mundo, em um mundo melhor, deixa de VIVER.

Fonte da imagem: banquinho.blogs.sapo.pt


quarta-feira, 18 de março de 2009

A VIDA!


"A vida é uma oportunidade, aproveite-a.
A vida é beleza, admire-a.
A vida é felicidade, deguste-a.
A vida é um sonho, torne-o realidade.
A vida é um desafio, enfrente-o.
A vida é um dever, cumpra-o.
A vida é um jogo, jogue-o.
A vida é preciosa, cuide dela.
A vida é uma riqueza, conserve.
A vida é amor, goze-o.
A vida é um mistério, descubra-o.
A vida é promessa, cumpra-a.
A vida é tristeza, supere-a.
A vida é um hino, cante-o.
A vida é uma luta, aceite-a.
A vida é aventura, arrisque-a.
A vida é alegria, mereça-a.
A vida é vida, defenda-a."

Madre Teresa de Calcutá


Fonte da imagem: Internet

quarta-feira, 11 de março de 2009

Alquimia da Vida!

O texto que segue abaixo, “Alquimia da Vida”, foi escrito por Maria de Fátima Delfina de Moraes, uma simpatia de pessoa que estou tendo o prazer de conhecer e de trocar alguns e-mails.

Eu adorei o seu texto “Alquimia da Vida”, foi então que me interessei pelos seus outros textos e poesias. E quanto mais eu lia sua obra, mais eu ficava fascinada. Então surgiu a idéia de solicitar a sua autorização para publicar seus textos e poesias em meu blog.

Estou honrada e feliz, pois a permissão foi concedida!

Fátima é uma carioca bem humorada que adora fazer amizades. É professora e além de poetisa também compõe e toca violão.

Começou escrever aos 12 anos e hoje aos 51 tem um acervo equivalente a quinze livros de poesias inéditas, e um especial sobre a filosofia da vida, sob o olhar do pensamento esotérico.


“Se a vida é troca constante de experiências e vivências, empresta-me tua alegria, e te emprestarei minha essência.

Minha essência de ser está no amor à vida, nos sonhos de liberdade.

Minha essência está na loucura de ousar, de acreditar que posso alçar vôos mais altos, e vislumbrar o futuro.

Pássaros que não ousam, jamais aprendem a voar.

Empresta-me sua energia, e te emprestarei minha força.

Força e coragem estão sempre juntas – parentes próximos da conquista.

Conquista não se faz no grito, se faz com paciência e amor.

É preciso cativar para ampliar espaços.

Empresta-me seu carisma, e te emprestarei minha mágica. Mágica de olhar a vida com os olhos de criança, ainda que estejamos adultos.

Empresta-me teu ideal de liberdade, e te emprestarei a minha responsabilidade.

A responsabilidade está presente nas pequeninas coisas do dia, pois estas, um dia, se tornarão grandes.

Vamos trocar o que de melhor houver entre nós.

Depois misturemos tudo numa grande alquimia: seremos únicos e fortes, mágicos e cativantes.

Seremos adultos responsáveis com alegria de adulto, com fantasias e docilidade de criança.

Seremos ousados conquistadores, sonhadores livres.

Seremos apaixonados pela nossa primaz razão de existir – viver ".


Maria de Fátima Delfina de Moraes

Recanto das letras:
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/mafatimadelfina


sábado, 7 de março de 2009

Homenagem as Mulheres - Assim eu vejo a vida – Cora Coralina


“A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.”

Cora Coralina

A Borboleta - Obra premiada da artista
plástica brasileira Regina Viana.

Fonte desta imagem: http://www.artsofbrazil.com/


quinta-feira, 5 de março de 2009

Alquimia, Individuação e Transformação!















Para elaborar sua teoria, Jung estudou a Alquimia e seus símbolos; e constatou que a simbologia da Alquimia representava o processo de individuação, onde o Alquimista buscava encontrar o seu grande tesouro, o ouro, o metal mais precioso. E encontrar o "ouro" no processo de individuação é a realização pessoal. Individuação é um processo arquetípico que permite o surgimento de uma personalidade cada vez mais ampla, harmônica e fiel a essência. Aqui está o verdadeiro e maior tesouro.

A Alquimia vai muito além da lenda da transformação do chumbo em ouro. Na verdade a Alquimia transforma a própria alma do buscador em ouro espiritual, fazendo com que se vá além dos limites humanos e descubra as verdades escondidas muito além de si mesmo. Assim, a jornada do Alquimista é sempre a do aperfeiçoamento, sempre procurando moldar a argila espiritual numa escultura bela e detalhada, podendo cada vez chegar a níveis mais elevados de consciência.

Abaixo uma oração, escrita pelo célebre Alquimista francês Nicholas Flamel, a qual consiste em um legado de rara beleza e profundidade, riquíssima em seu conteúdo, de grande valia para o buscador espiritual.

“Deus Todo-Poderoso, Eterno, pai da luz, de quem vêm todos os bens e todos os dons de perfeição, imploro a Vossa infinita misericórdia; permiti-me conhecer a Vossa infinita sabedoria; é ela que rodeia o Vosso trono, que criou e realizou, que conduz e conserva tudo. Dignai-Vos enviar-me do céu o Vosso santuário, e do trono a Vossa glória, a fim de que seja e que opere em mim; é ela que é senhora de todas as artes celestes e ocultas, que possui a ciência e a inteligência de todas as coisas. Fazei com que ela me acompanhe em todas as minhas obras, que, pelo seu espírito, eu obtenha a verdadeira inteligência, que eu proceda infalivelmente na arte nobre a que me consagrei, na pesquisa da miraculosa Pedra dos sábios, que escondestes do mundo, mas que costumais revelar pelo menos aos vossos eleitos. Que essa Grande Obra, que devo executar neste mundo, a comece, a prossiga e a termine de modo feliz; que, contente, eu viva satisfeito para sempre. Peço-vos, por Jesus Cristo, a Pedra celeste, angular, miraculosa e firmada em toda a eternidade, que governa e reina convosco.”

A Alquimia que move o mundo é a Alquimia da vida!


Fonte da imagens: Internet

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Borboletas - Luciana Mello




"Borboletas são tão belas o que seria delas se não pudessem voar?
O céu e as estrelas não poderiam vê-las passar
Lá fora eu vejo um mundo e sinto lá no fundo
que aqui não é o meu lugar
Eu sou pequenininha e fico aqui sozinha a sonhar
O meu coração me diz que ainda posso ser feliz
Voar para bem longe como eu sempre quis
Um dia eu tive a chance de ter ao meu alcance
o que fez transformar sonho em realidade, escuridão em brilho no olhar
Eu vi que na verdade a dor um dia pode ter fim
Achei a liberdade, ela tava dentro de mim
O meu coração me diz agora eu já sou feliz
Voei para bem longe como eu sempre quis..."


Fonte do vídeo: You Tube

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

VIVER NÃO DÓI - Carlos Drumond de Andrade


“Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Por que sofremos tanto por amor?

O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.

Sofremos por quê?

Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!!

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.

O sofrimento é opcional.”

Carlos Drummond de Andrade


Fonte da imagem: Internet


domingo, 15 de fevereiro de 2009

Algumas Verdades!

“Nenhuma mente que se abre para uma nova idéia voltará a ter o tamanho original” Albert Einstein

"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar" Ayrton Senna


“A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos” John Lennon

“Quem só deseja demonstrar que está certo, termina por agir errado” Paulo Coelho
“A esperança é o alimento de nossa alma, ao qual sempre se mistura o veneno do medo” Voltaire

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir” Sêneca

"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra” Shakespeare

“A vida sem reflexão não merece ser vivida” Sócrates

“Adoro as coisas simples. Elas são o último refúgio de um espírito complexo” Oscar Wilde

“Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros” Oscar Wilde

“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja”
Chico Xavier

“Ninguém é bom por acaso; a virtude deve ser bem aprendida”
Chico Xavier

“Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz” Madre Teresa de Calcutá

“A fé, mesmo quando é profunda, nunca é completa” Jean-Paul Sartre

“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades” Epícuro

“Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha” Confúcio

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita” Mahatma Gandhi

“Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis” Ralph Waldo Emerson

“Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência” Henry Ford

"Um amigo é uma pessoa com a qual se pode pensar em voz alta." Ralph Waldo Emerson




terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Crise - Oportunidade para despertar o nosso potencial criativo.

O texto que segue abaixo eu recebi de uma linda pessoa e querida amiga. Ele trata a “crise”, através da ótica de Albert Einstein.

Refletindo
sobre este texto, pude ver que realmente quando nos encontramos em uma situação difícil, caótica, sombria, onde somente o que conseguimos enxergar é a escuridão, a falta de saídas e de soluções. Esse momento de “caos”, onde não conseguimos achar o “fio da meada”; é a grande oportunidade de tornarmos mais conscientes, criativos, mais equilibrados e mais seguros para enfrentar os obstáculos que nos deparamos com o decorrer da vida.

Quando enfrentamos uma situação de crise como desafiadora, a tendência é reagir com positivismo e criatividade. O nosso potencial criativo aumenta quando nos tornamos conscientes da nossa capacidade de criar.

“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos.

A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”.

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito.


É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.

Albert Einstein


Fonte da imagem: http://www.atelier-online.com/

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"

“Devemos estar sempre prontos a expandir a mente e abandonar qualquer idéia, por mais arraigada que ela seja, nos encontrando em uma experiência mais ampla, e assim uma verdade maior se revelará”. Dr. Bach

Para o Dr. Bach, a nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções.

Então sendo assim, para nos mantermos saudáveis, vivos e plenos, precisamos movimentar e oxigenar as nossas idéias antigas, rever paradigmas, trazer a nossa mente novas maneiras de pensar e novos pensamentos. Pois o movimento e o progresso em nossas mentes é que nos ajudam a reciclar, abandonar os padrões antigos, e a incutir os novos modelos. É assim que acontece o processo de ampliação da nossa consciência, o nosso crescimento interior.

Indo um pouco além, nós podemos falar do processo de individuação, que segundo Jung, "fazer-se indivíduo, é alcançar a mais íntima e profunda expressão do nosso ser com uma total compreensão, aceitação e permissão desta expressão". Mesmo que ao tomar consciência destes conteúdos do inconsciente sobre o nosso eu, seja necessário "virar a mesa", “jogar fora” velhos conceitos, valores, tudo que não seja nosso, como que quase começar do zero ou como renascer.

E estas atitudes de generosidade para conosco ao compreender, aceitar e permitir esta expressão, é o que podemos chamar de responsabilidade com o nosso crescimento interior. Pois, concordo com o Caetano Veloso, quando diz em sua linda canção que: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".

Fonte da imagem: www.3visão.org/images

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ao lado de um grande homem existe sempre uma grande mulher!

Desde pequena eu ouço, que por traz de um grande homem, sempre há uma grande mulher. Eu digo que está forma de destacar um grande homem é machista demais. Eu sou convicta de que ao lado de um grande homem existe sempre uma grande e viva mulher e vice-versa.

E o casal Obama é um exemplo vivo do que estou falando. Obama não é somente um jovem e talentoso político, Michele não é simplesmente uma mulher atraente e corajosa, e juntos com as duas filhas não formam apenas uma família bonita para ser vista. Eles nos transmitem algo mais, que foge simplesmente aos olhos. E isto vem cativando o mundo todo; a ponto de despertar em cada um de nós a esperança, o entusiasmo e a vontade de que tudo de certo.

Este casal com certeza sonhou junto, e um sonho compartilhado tem mais força para se tornar realidade... E o mundo também voltou a sonhar e a acreditar. O casal Obama trouxe para a política a força e a vontade de mudar, e juntamente a sensibilidade e a doçura.

“Amor é fogo que arde sem se ver.” e ” Amor é brando, é doce, e é piedoso.“ – Luís Vaz de Camões.

Sim, o amor é isto mesmo, de um lado paixão, vontade, força e do outro é suavidade e doçura. E este casal sabe muito bem dosar o amor neste e dois extremos. Transmitem por um ângulo à vontade, a coragem e pelo outro a maturidade e a tranquilidade para enfrentar os desafios que terão pela frente.

Está história está apenas no seu início, e eu e o mundo torcemos por um final feliz!

Fonte da imagem: britneysparsm.de

sábado, 31 de janeiro de 2009

" O conhecimento interior chegará sem esforço em momentos inesperados de paz e repouso, ou quando a mente estiver voltada para outras coisas. Busque e achará. Busque com seus sentidos, mas a resposta virá de sua alma interior." Dr. Bach

Fonte da imagem: 365jackpts.wordpress.com

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Alma feminina!

O ser humano é um assunto que muito me interessa, e a mulher merece uma atenção especial. Antes de qualquer coisa devo dizer que a mulher hoje está mais consciente, preocupada e sensível com as causas femininas e da humanidade em geral. Uma alma feminina não se conforma com a injustiça, abomina todo tipo de preconceito e violência, acredita na igualdade entre os sexos e luta por ela.

Falar de mulher é antes de tudo falar de amor e poesia; e a literatura brasileira contemporânea parece mergulhada numa nova consciência, e a poesia feminina parece ganhar cada vez mais espaço no mundo literário.

Na poesia de Adélia Prado, Ana Cristina César, Martha Medeiros, Alice Ruiz, entre outras, podemos verificar que não se trata de um movimento como foi o que aconteceu com a “poesia marginal” nos anos 70.

A mulher na poesia surge quase como uma necessidade de identificação com símbolos e significados, buscando espaços neste universo sempre tão masculino.

O poema abaixo eu dedico a todas as todas as mulheres e aos homens que se permitirem sentir com lado feminino de sua alma.

Beija-flor

“Flor...Flor que beija
Flor que deseja
O beijo do beija-flor
Que não a beija...
Ele voa
Desaparece, reaparece
E pousa em outra flor
Saudade - dor!!
Esperança perdida nos jardins,
Cravos, rosas, margaridas e jasmins.
Voe e pouse em outra flor.
Sinta o perfume dela.
Leve seu pólen prá florir outra janela.
Traia todas as flores,
Com beijos de todas as cores...
Mas cumpra com seu dever...
Resgate o que cativou.
Faça renascer,
Desejo - beijo - flor,
Eu, você e o amor...
Beija!!! Flor...” Márcia Fasciotti


Um beijo a todos!

Fonte da imagem: blogs.sapo.pt/arquivo1037886

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Reflexões de uma Aprendiz!

Vivemos no terceiro milênio onde a palavra chave é a INCLUSÃO, mas no dia a dia não é bem isto que vem acontecendo, o discurso é muito bonito, no entanto na prática salta aos nossos olhos a dualidade e a SEPARAÇÃO: Homem e mulher, chefe e subordinado, racional e espiritual, novo e velho, monge e executivo, ócio e negócio, amor e dinheiro. Neste instante me vem à lembrança um trecho da música do Belchior “...E no escritório onde trabalho e fico rico, quanto mais eu multiplico, diminui o meu amor!”

Neste mundo de dualidade e muitas contradições a cansada e desiludida professora foi aos poucos desistindo de opinar e sugerir idéias na escola onde trabalha. Acomodou-se na rotina do dia a dia e resolveu agir como tantos outros profissionais, passou simplesmente a esperar o tempo passar para que pudesse se aposentar. O que levou esta professora a adotar esta postura defensiva e retraída quanto à sugestão de novas idéias e opiniões?
Refletindo sobre os tópicos abordados no livro “O Monge e o Executivo” pude encontrar algumas respostas.

“O verdadeiro compromisso envolve crescimento do indivíduo e do grupo, juntamente com o aperfeiçoamento constante. O líder comprometido dedica-se ao crescimento e aperfeiçoamento de seus liderados. Ao pedirmos às pessoas que lideramos que se tornem o melhor que puderem, que se esforcem no sentido de se aperfeiçoarem sempre, devemos também demonstrar que nós, como líderes, estaremos também empenhados em crescer e nos tornarmos o melhor que pudermos. Isso requer compromisso, paixão, investimento nos liderados e clareza por parte do líder a respeito do que ele pretende conseguir do grupo”.

Alguns executivos estão presos a conceitos do antigo chefe, são resistentes à mudança, inseguros e pensam que cabe aos seus colaboradores a atitude de servir e a ele, o “chefe” a responsabilidade de liderar. Por este motivo acabam muitas vezes se fechando às opiniões e idéias que vem de seus colaboradores, pois imaginam que eles não têm preparo para oferecer boas sugestões.

Agora ficam mais claros os motivos que levaram a professora a desanimar quanto à sugestão de novas idéias. Faltou estímulo, houve resistências às mudanças por parte da direção da escola e principalmente os líderes não estavam dispostos a ouvi-la. Fica claro também que é sempre necessária uma liderança para empreender novos projetos e os verdadeiros líderes não são aqueles que impõem uma idéia, mas sim os que convencem os demais e os motiva a participar com vontade, disposição e garra desse novo trabalho ao deixarem bem claro que o objetivo final é o bem comum. O verdadeiro líder tem a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos.

“A real capacidade de liderança não fala da personalidade do líder, de suas posses ou carisma, mas fala de quem ele é como pessoa. Liderança e amor são questões ligadas ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. Estas são as qualidades construtoras do caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer...”

Em o Monge e o Executivo aprendemos que este conceito de liderança é tão antigo quanto à própria humanidade e que suas definições se tornaram mais claras a partir da ação de Jesus Cristo. Seus pronunciamentos em favor do “Amor ao próximo” são bem aplicados no livro e superam o conhecimento de senso comum que se aplica a tão fundamental e importante princípio de liderança. Liderança não é o poder e sim a autoridade conquistada com amor, dedicação, respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas. Para liderar é preciso estar disposto a servir. Jesus mudou o mundo sem exercer o poder, mas apenas a influência, servindo ao homens e sacrificando-se por eles.

“Nosso comportamento também influencia nossos pensamentos e sentimentos. Quando nos comprometemos a concentrar atenção, tempo, amor, esforço e outros recursos em alguém ou algo durante um certo tempo, começamos a desenvolver sentimentos pelo objeto de nossa atenção, ou em outras palavras, nos tornamos “ligados” a ele. Isto pode explicar por que adotamos crianças, por que gostamos de bichos de estimação. Desta maneira criamos laços com quem passamos o tempo ou a quem servimos”.

A disposição para a mudança passa pela capacidade dos líderes em demonstrarem com paixão e sentimento todo o seu interesse pelo novo projeto. A palavra mais correta para esclarecer essa relação no livro é o Amor. No entanto para melhor compreender este princípio não podemos ver o amor apenas como sentimento, mas sim como elemento de prática e ação. Amar o projeto e os colaboradores, significa ser tolerante e coerente, ter capacidade de ouvir e de gerenciar de forma firme, porém respeitosa e principalmente pensar e agir sem precipitações e com planejamentos bem definidos.

Na minha vivência com pessoas, entendo que precisamos descobrir que trazemos em essência aspectos de Monge e de Executivo. Entender que por formação, deformação, história pessoal ou influência, escolhemos um ou outro, o que acaba sendo um desperdício, pois precisamos das duas partes da laranja para fazer o suco da vida.

Sábio não é aquele que representa no teatro da vida o papel de Monge ou de Executivo, de Educador ou de Aprendiz, muitas vezes atendendo a uma demanda externa que não é de sua alma ou a um script que não lhe pertence.

Sábio sim é aquele que é generoso com sua dualidade e contradições e que faz um casamento perfeito entre seus opostos, na busca do ser integral.

Há muitas outras lições nas páginas de “O Monge e o Executivo” que se aplicam à vida e ao trabalho.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009


" Cada pessoa tem uma vida para viver, um trabalho a realizar, uma personalidade gloriosa, uma individualidade maravilhosa. Se ela compreender estas verdades e conseguir mantê-las contra todas as leis da massificação, ela superará tudo e ajudará os outros com o exemplo do seu caráter." Dr. Bach